8 de julho de 2013

Macarrão com molho branco - Aprendendo...

Como comentei no primeiro post, demorou cerca de quatro meses para que eu cozinhasse alguma coisa depois do casamento (Out/11), pois como a entrega do nosso apartamento atrasou, ficamos morando um tempo de improviso e sem cozinha. Quando finalmente tivemos um fogão à disposição, resolvi enfrentar aquele medo de cozinhar. Escolhi fazer macarrão parafuso com molho branco e pedaços de linguiça. Eu seiiii que é uma coisa boba que a maioria sabe fazer, mas lembre-se que cada arroz é uma conquista para a aprendiz de cozinheira aqui. :P

MACARRÃO PARAFUSO

Esse foi mais fácil do que eu imaginava. Fervi a água, coloquei umas gotas de azeite, coloquei o macarrão, sal, e pronto, foi só esperar. O ponto depende do gosto de cada um, o negócio é ir experimentando durante o cozimento.

MOLHO BRANCO

1 colher (sopa) de óleo ou manteiga
1 tablete de caldo de galinha picado
1 copo (200ml) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de queijo ralado

Aqueça o óleo (ou derreta a manteiga) e acrescente o tablete de caldo de galinha já picado. Dissolva o amido de milho no copo de leite e despeje na panela. Mexa um pouco e acrescente o creme de leite.  Continue mexendo até o molho engrossar, depois coloque o queijo e misture bem. Pronto!

Dica: Se quiser um molho menos consistente é só aumentar um pouquinho a quantidade de leite.

LIÇÃO DO DIA

Naquele dia aprendi que de duas uma: Ou se mistura o molho ao macarrão SÓ na hora de servir OU nem se mistura, deixa em recipientes separados para servir a quantidade desejada no prato. EU MISTUREI TUDO quando ficou pronto. Como demorou um pouquinho pra gente almoçar, quando fui servir, o molho já tinha secado um pouquinho. O gosto ficou bom, mas a aparência podia ter sido bem melhor...rsrsrs.

Tirei até uma foto na época, vejam:

























Vivendo e aprendendo né! ;)

Hoje, já sei fazer um macarrão com molho branco bem mais apetitoso (e bonito..kkk). Quando eu fizer de novo, vou fotografar e mostrar aqui o que mudou nessa receitinha básica.

Até a próxima! :)


Obs: Não coloquei a fonte da receita, pois se não me falha a memória, é uma mistura entre receitas da internet e uma passada por uma amiga...

4 comentários:

  1. oi Ma... eu gosto mais do molho branco quando é engrossado com farinha de trigo... eu amoleço a manteiga coloco duas colheres de trigo, ele vira uma bolinha...ai vou acrescentando leite aos poucos (deixo grosso) aí então coloco o creme de leite e os queijos que eu quiser...(parmesão, requeijão) experimente...pode colocar uma pitada de nós moscada, fica ótimo!
    Esse ficou um uma cara boa tambem...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. rs... essa do molho e do macarrão só juntarem-se na hora de servir eu ainda estou tentando ensinar para minha mãe... um dia ela aprende.
    Eu aprendi a fazer bechamel com farinha de trigo ao invés do amido de milho... mas gostei da sua receitinha também... vou testar um dia desses.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Mariana, adorei tua introdução :)
    Quando eu criei meu blog foi exatamente pela dificuldade e por não saber fazer praticamente nada, além do arroz e miojo...kkk
    Mas com o dia a dia e a troca de experiências tudo vai ficando muito mais fácil. Eu aprendi muito aqui no blog, muitas pessoas bacanas sempre passando dicas e hoje me sinto bem mais confiante. Adorei seu macarrão e acredito que deveria estar muito gostoso. Pouco sei, mas se precisar de algo e eu puder ajudar, conte comigo =)
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  4. HUMM QUE DELICIA ADORO MACARRÃO AO MOLHO BRANCO! VOU COPIAR A RECEITA BEIJÃO E OBRIGADA PELA VISITA EM MEU BLOG! ;)

    ResponderExcluir