18 de julho de 2013

Panqueca de estrogonofe... Por acaso.

Oi gente. Hoje vim contar sobre a panqueca "estrogonófica" que fiz por acaso. Não tem muita história. O que aconteceu foi que esses dias resolvi fazer panqueca para o jantar (já tinha feito antes), só que não tinha tomate em casa, mas tinha creme de leite...
Como o que era pra dar errado, deu certo, resolvi anotar aqui no meu "livrinho de receitas" e compartilhar com vocês.

PANQUECA DE ESTROGONOFE

MASSA

2 ovos
1 xícara de leite
1,5 xícara de trigo
4 colheres (sopa) de óleo
Sal a gosto

RECHEIO

300g de carne moída
1/2 cebola pequena
1 lata pequena de extrato de tomate
1 caixinha de creme de leite
Queijo ralado
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador. O trigo deve ser adicionado aos poucos, para não empelotar. O sal é o último item a ser colocado.

Unte uma frigideira com óleo ou manteiga. Coloque a medida de uma concha (não muito cheia) de massa e vá virando a frigideira para espalhar pelo fundo todo. Frite um lado até soltar as bordas, vire e frite o outro.

Olha aí eu fazendo..rsrs





















Recheio. Aqui é que veio o improviso que resultou no pseudo-estrogonofe. A receita da massa, peguei AQUI. Mas na hora de fazer o recheio eu não tinha tomate em casa. Sem o tomate verdadeiro o molho não fica lá muito decente, então veio a gambiarra...

Pique meia cebola e frite-a com um pouco de óleo ou manteiga. Adicione a carne. Mexa bem e deixe soltar água. Quando estiver quase secando, adicione o extrato de tomate e deixe curtir por alguns minutinhos. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Adicione o creme de leite e mexa bem. Volte para o fogo por alguns minutos.

Importante: Li que não pode colocar o creme de leite no molho muito quente, pois pode "cortar" o creme e estragar todo o molho. Por isso é que precisa deixar esfriar um pouco, misturar e depois voltar pro fogo. Não entendo nada disso aí, mas né..não arrisquei..rsrs.

Coloque o recheio sobre a massa, enrole e disponha em um refratário. Coloque um pouco de molho sobre as panquecas já fechadas, salpique de queijo ralado e deixe alguns minutos no forno, em fogo baixo. Pronto.

Não sei se foi sorte ou o que, mas que ficou bom, ficou!

Assim foi a minha aventura panquequística.
















Até a próxima gente. Não esqueçam de comentar com suas dicas e experiências! :)

Bj, bj

4 comentários:

  1. Que delícia Mari! ;)
    Está super se aventurando na cozinha hein!?!
    Bjoquinhas

    Daia
    www.blogrealizandoumsonho.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! É mais ou menos como a lasanha de estrogonofe do meu sogro... Ah, sobre o creme de leite talhar, se for creme de leite fresco, não talha... é que o creme de leite de caixinha ou latinha realmente não aguenta temperaturas altas... Na dúvida, vc fez certinho... é só deixar amornar um pouco e misturar :)
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Hu mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    Deu água na boca
    Maravilhaaaaa Mariana
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá...

    Abençoada.delicia...
    ador panquecas...
    te seguindo posso?
    desejo voltar...ABRAÇOS.

    ResponderExcluir